segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Cristóvão Tezza arrecada prémio com o romance: "O FILHO ETERNO"

O romance foi considerado o melhor de língua portuguesa publicado entre 2007 e 2009
O romance O Filho Eterno do escritor Cristóvão Tezza publicado pela Gradiva, venceu o 6º Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura da 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo.
O livro foi considerado o melhor romance de língua portuguesa publicado entre Junho de 2007 e Maio de 2009.Este romance de Cristovão Tezza já tinha sido galardoado com o Prémio Portugal Telecom, o Prémio São Paulo de Literatura e o Prémio Jabuti.
O autor receberá 100 mil Reais.
Os romances A Viagem do Elefante de José Saramago e O Vento Assobiando nas Gruas de Lídia Jorge, encontravam-se entre os 10 finalistas desta edição do prémio Zaffari & Bourbon de Literatura, atribuído pela Universidade de Passo Fundo, no Brasil.
Para Cristóvão Tezza, a vitória foi uma surpresa:
"Estou muito, mas muito feliz. Como sou muito realista, não esperava vencer mais um prémio, achei que era contra a lei das probabilidades, meio inverosímil. Mas estou muito feliz em vencer o prémio desta Jornada, que é um projecto que incentiva a literatura, envolve estudantes e toda a cidade. Finalmente vou conhecer Passo Fundo, estarei lá na abertura da Jornada no dia 26 de Outubro."
O romance O Filho Eterno é baseado em factos da vida do autor. A narrativa começa nos anos 80 com um aspirante a escritor com ideais libertários que não aceita o facto de seu filho ter nascido com síndrome de Down. Inicialmente rejeita e menospreza a criança chegando a desejar a sua morte. O protagonista vai trabalhar como professor universitário e carrega a amargura pela síndrome do filho, mas pouco a pouco, a relação entre ambos transforma-se.
Mia Couto foi galardoado, em 2007, com este prémio, com o livro O Outro Pé da Sereia.
O Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pretende distinguir o autor do melhor romance publicado em língua portuguesa entre Junho de 2007 e Maio de 2009.

Sem comentários: