terça-feira, 8 de março de 2011

Para Maria João Santos, Os pais têm sempre razão!

 Os Pais Têm Sempre Razão – Um Guia sobre educação, de Maria João Santos

Sinopse:
Maria João Santos, psicóloga educacional, recebe todos os dias no seu consultório pais à procura de ajuda, de respostas às suas dúvidas e inquietações diárias em relação à educação e ao desenvolvimento dos filhos. A grande questão é comum a todos eles: estaremos a ser bons pais? Maria João Santos não tem dúvidas: sim, estão. Deixemos de lado as inseguranças, os medos, as pressões sociais, os olhares dos outros e vivamos a nossa relação com os filhos de forma positiva, segura e feliz. Todos os pais têm uma enorme capacidade para assegurar aos seus filhos um percurso pessoal, social, relacional e escolar de sucesso. Ou não fossem eles o principal e mais privilegiado elemento de ligação afectiva, a referência inquestionável e mais importante na vida das crianças. Um vínculo que começa na gravidez, vai crescendo passo a passo, abrindo caminho para a entrada de novos actores como os familiares, amigos, professores, etc. Neste livro, com exemplos e pistas para reflectirmos, esta psicóloga garante-nos que o bom desenvolvimento da criança assenta numa relação estreita de afectos entre os pais e os seus filhos, e deixa-nos alguns conselhos práticos para pormos em acção no nosso dia-a-dia:
- Construam uma comunicação positiva com os vossos filhos. 
- Tentem perceber o que está por detrás de certos comportamentos como birras, discussões, ou sentimentos de tristeza. 
- Não tenham medo de impor limites e utilizar a palavra «não». Para Maria João Santos não há dúvidas: os pais têm sempre razão!

Sobre a autora:
Maria João Santos nasceu em Lisboa, em 1964. Psicóloga Educacional, pelo ISPA, iniciou a sua actividade no ESCA – Espaço para a Saúde da Criança e do Adolescente onde é responsável pela Consulta de Psicologia Educacional. Entre Janeiro de 2004 e Maio de 2010 acumulou funções de Direcção e de Formação no ESCA. Colabora com a Revista Pais & Filhos, com crónicas para a página de Psicologia nos Cadernos Pais & Filhos e é responsável pela área de Psicologia Educacional no Consultório Online. Realiza formações e colabora com a imprensa escrita, com artigos e entrevistas. É Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos.

Sem comentários: