quarta-feira, 16 de março de 2011

Planeta edita livro de Miguel Real sobre Cultura Portuguesa

Introdução à Cultura Portuguesa - Miguel Real

Sinopse:
Estabelecendo uma nova teoria definidora da cultura portuguesa desde o início da nacionalidade, Introdução à Cultura Portuguesa, (dotado de um sintético mas esclarecedor prefácio de Guilherme d’Oliveira Martins, outro grande especialista deste tema), divide a história da cultura portuguesa em quatro correntes de pensamento - messianista, racionalista, modernista e espiritualista - e cinco períodos temporais, destacando o primeiro período (de D. Dinis à epopeia dos Descobrimentos) como o grande momento enformador e cristalizador das dez categorias maiores da nossa cultura.


Com uma organização clara, que permite ao leitor apreender rapidamente a proposta do autor sobre a arquitectónica da história da literatura, da cultura e do pensamento portugueses, Introdução à Cultura Portuguesa, para além de apontar os «cinco pecados da cultura portuguesa», traz-nos ainda uma visão das relações culturais entre Portugal e o Brasil numa perspectiva nunca antes abordada.

Sobre o autor:
Formado em Filosofia e especialista em cultura portuguesa, Miguel Real (n. Lisboa, 1953) tem publicado – para além da obra ficcional e dramatúrgica que o tornou conhecido do grande público – um conjunto de estudos sobre figuras da nossa cultura que faz dele um dos mais constantes e produtivos investigadores da actualidade neste domínio. A presente Introdução à Cultura Portuguesa constitui uma súmula do seu trabalho nesta matéria, desenvolvido ao longo dos últimos anos.

PVP: 19,90€
308 páginas
Já disponível.

Sem comentários: