quinta-feira, 28 de abril de 2011

Novidades da Gradiva: O Grande Desígnio - Stephen W. Hawking

O Grande Desígnio - Stephen W. Hawking

Sinopse:
Um livro de uma concisão extraordinária, com novas respostas aos grandes mistérios do universo.
Quando e como começou o universo? Porque estamos aqui? Porque existe algo em vez de nada? Qual é a natureza da realidade? Porque estão as leis da natureza tão bem ajustadas à existência de seres como nós? Será o aparente «grande desígnio» do nosso universo prova de um criador benevolente, ou a ciência oferece outra explicação?
As perguntas mais fundamentais sobre as origens do universo e da própria vida, outrora do domínio da filosofia, ocupam agora o território onde cientistas, filósofos e teólogos se encontram. Neste novo livro, Stephen Hawking e Leonard Mlodinow expõem o pensamento científico mais recente sobre os mistérios do universo, numa linguagem não técnica marcada simultaneamente pela mestria e pela simplicidade.
Hawking e Mlodinow questionam o conceito convencional de realidade, apresentando uma teoria da realidade «dependente do modelo» como o melhor que poderemos esperar descobrir. Concluem com uma análise fascinante da Teoria M, uma explicação das leis que nos regem e regem o nosso universo que é actualmente a única candidata viável a uma «teoria de tudo» completa. A ser confirmada, será ela a teoria unificada que Einstein procurava e constituirá o derradeiro triunfo da razão humana.
Guia sucinto, surpreendente e magnificamente ilustrado das descobertas que estão a alterar a nossa compreensão do mundo e põem em causa alguns dos nossos mais prezados sistemas de crenças, O Grande Desígnio é um livro que esclarecerá – e provocará – como nenhum outro.

Sobre os autores:
STEPHEN W. HAWKING foi durante trinta anos professor lucasiano de Matemática na Universidade de Cambridge e recebeu inúmeros prémios e distinções, incluindo, mais recentemente, a Medalha Presidencial da Liberdade, conferida pelo Presidente dos EUA. Os seus livros, editados pela Gradiva em Portugal, incluem os bem conhecidos Breve História do Tempo, A Teoria de Tudo e O Universo numa Casca de Noz.
LEONARD MLODINOW é físico no California Institute of Technology (Caltech). Autor multifacetado e prolífico de divulgação científica, a par de livros para adultos, escreveu em co-autoria a colecção de livros infantis The Kids of Einstein Elementary e guiões para a série televisiva O Caminho das Estrelas - A Geração Seguinte. Este é o segundo livro que publica em co-autoria com Stephen W. Hawking: Brevíssima História do Tempo, assinado por ambos, foi também publicado pela Gradiva.

Colecção: Ciência Aberta
Páginas: 216
Ano de edição: 2011
ISBN: 978-989-616-410-2
Capa: Brochado (capa mole)
Preço: 14,90 €

Sem comentários: