quinta-feira, 16 de junho de 2011

Gradiva lança "A Última Entrevista de José Saramago" de José Rodrigues dos Santos

A Última Entrevista de José Saramago - José Rodrigues dos Santos


Livro comemorativo do primeiro aniversário de morte do Prémio Nobel da Literatura português.

Em parceria com a Fundação José Saramago e com a RTP e no âmbito das iniciativas que assinalam o primeiro aniversário da morte do escritor José Saramago, a Gradiva lança no dia 17 de Junho às 12 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, a obra A Última entrevista de José Saramago de José Rodrigues dos Santos. A sessão contará com as intervenções de António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, de Catarina Vaz Pinto, Vereadora do Pelouro da Cultura, de Pilar del Rio, viúva do escritor e de José Rodrigues dos Santos.

O livro A Última entrevista de José Saramago de José Rodrigues dos Santos, prefaciado pela viúva do escritor, Pilar del Río, transcreve a entrevista que o Prémio Nobel da Literatura deu a José Rodrigues dos Santos em Outubro de 2009, uma conversa na altura registada pelas câmaras da RTP e que acabaria por ser a última grande entrevista do escritor antes da sua morte a 18 de Junho de 2010. Realizada oito meses antes do falecimento de José Saramago, em Lanzarote, nesta entrevista conduzida por José Rodrigues dos Santos, que relata também os momentos vividos nos bastidores da entrevista, o escritor deixa uma profunda reflexão sobre o seu trabalho, a literatura, a vida, o mundo e a morte.

O lançamento da obra A Última entrevista de José Saramago de José Rodrigues dos Santos insere-se num programa mais vasto de iniciativas promovido pela Fundação José Saramago que se destina a assinalar o primeiro aniversário da morte do escritor no qual se inclui também no dia 17 de Junho, às 12 Horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, a apresentação dos livros Palavras Para José Saramago (Ed. Caminho), O Silêncio da Água, de José Saramago (Ed. Caminho) ao que se seguirá uma conferência de imprensa.

Uma parte das receitas da venda da obra A Última entrevista de José Saramago de José Rodrigues dos Santos reverte a favor de uma das organizações humanitárias moçambicanas associadas ao programa Príncipes do Nada (RTP) da apresentadora Catarina Furtado.

Autor: José Rodrigues dos Santos
Colecção: Fora de Colecção
Páginas: 72
Ano de edição: 2011
ISBN: 978-989-616-432-4
Capa: Brochado (capa mole)

Sem comentários: