quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ukuhamba (Manhã de África) - Miguel Sousa Tavares

Ukuhamba significa viagem em linguagem Zulu. É isso mesmo que nos proporciona Miguel Sousa Tavares com esta obra, uma viagem sobre alguns pontos do continente africano. Uma breve viagem, conforme sugere o subtítulo Manhã de África.

Ukuhamba é uma viagem que não tem início nem fim. Também não tem um roteiro definido. O segredo é percorrer as imagens de Martim Sousa Tavares e deixarmo-nos conduzir pelo absorvente texto de seu pai.
Como disse o roteiro não está definido, mas esta viagem promete passar em lugares como África do Sul, Zimbabwe ou Bostwana. Uma viagem que teve um papel importante na vida do autor pois acontece a seguir ao recobro de uma doença. O que melhor do que viajar com um filho numa altura destas?

Gostei especialmente da passagem pelas Cataratas Vitória e da obrigatória alusão à aventura de Stanley e Livingstone, provavelmente por ter lido há algum tempo atrás uma obra sobre estes senhores (ver AQUI). 
Uma abordagem curiosa é feita sobre a caça ao elefante. De facto, por vezes criamos opiniões sobre assuntos dos quais pouco ou nada sabemos, apenas fundamentados naquilo que ouvimos dizer. É a nossa condição humana!

Estão ainda prometidas zebras, leões, antílopes e leopardos. Prometido está também o despertar da vontade de fazer uma viagem como esta, para todos os que ainda não têm. Poderá este ser o incentivo que faltava?

Págs. 127
Ref. ISBN: 978-989-555-553-6

Editora: Oficina do Livro

Sem comentários: